Sobre o CLAV

O Congresso Latino-Americano de Varejo (CLAV) integra a abordagem acadêmica à relevância profissional, articulando o processo de pesquisa e disseminação de conhecimento no varejo. Os participantes têm acesso a pesquisadores e profissionais renomados, o que constrói laços entre o mercado e a excelência acadêmica. Encorajamos estudantes e acadêmicos a enviar seus melhores esforços em artigos completos, artigos executivos e working papers, bem como submissões para nosso consórcio doutoral, sessão de iniciação científica e de casos para ensino.

TEMA: "Engaging and interactive shopper experience"

A jornada é o processo pelo qual um consumidor passa em todos os estágios que compõe a experiência do cliente. As mudanças tecnológicas pelas quais o varejo passou nos últimos anos permitiram que os consumidores participassem interativamente, durante suas jornadas de compras, por meio de mídias, canais e dispositivos on-line e off-line. Seja visitando lojas para encontrar um eletrodoméstico ou procurando produtos ou serviços na internet, os consumidores exigem uma experiência de jornada agradável e inesquecível. Eles descobrem produtos e buscam opiniões de outros clientes antes de comprá-los na loja ou on-line, aproveitam o período in-store enquanto procuram informações adicionais em seus dispositivos móveis e compartilham sua experiência positiva ou negativa com o produto para outros consumidores.

Para tornar a jornada mais valiosa tanto para os consumidores quanto para a empresa, os varejistas tentam oferecer uma melhor experiência, na qual os consumidores estejam engajados em diferentes níveis - racional, emocional, físico e sensorial. Iluminação, cheiro, som, atendimento ao cliente e variedade de produtos são alguns fatores importantes que levam os clientes à satisfação e ao envolvimento durante a jornada. Além disso, o uso de tecnologias, tais como a realidade virtual e outras interfaces homem-máquina, pode tornar a experiência mais interativa para os consumidores durante a jornada. Os consumidores, por sua vez, buscam co-participar das marcas que amam, expressando suas preferências nas redes sociais e se engajando nos processos de fabricação de produtos, serviços e desenvolvimento de marcas, ao passo que esperam uma comunicação personalizada.

Em 2018, o 11º CLAV discute o papel dos varejistas no fornecimento de experiências engajantes e interativas para os consumidores durante toda a jornada de varejo e a forma como estes respondem a isso.

TARGET

O CLAV aguarda a participação de pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, interessados ​​ou envolvidos em pesquisas sobre o tema de varejo, bem como profissionais de varejo da América Latina e outras regiões do mundo.

FAST TRACK

Os melhores trabalhos submetidos serão considerados para publicação nos seguintes periódicos:

• Marketing Intelligence & Planning
• Fórum RAE (Revista de Administração de Empresas) de Varejo
• GV Executivo
• Revista Brasileira de Marketing (REMark)

DETALHES

Data: 25 e 26 de outubro de 2018
Co-Chairs: Leandro Angotti Guissoni e Delane Botelho
Local: FGV EAESP | Av. 9 de Julho, 2029 (acesso também pela Rua Itapeva, 432) - Bela Vista - São Paulo - SP